Do Vaticano para as ondas do mundo
A Rádio Vaticano é a emissora radiofônica da Santa Sé, com sede legal no Estado da cidade do Vaticano, e é instrumento de comunicação e de evangelização, fazendo transmissões em 45 línguas e está inserida numa grande rede de emissoras que nos cinco continentes retransmite seus programas. A Rádio Cidade de Brusque teve acesso ao sistema de comunicação de radiodifusão. Para conhecer o sistema, conversamos o departamento brasileiro, que tem a missão de levar a palavra do papa ao país.
O sistema de comunicação é comandado pelos padres jesuítas. O programa brasileiro tem como diretor o padre Cesar Augusto Santos, que concedeu a entrevista. Ele falou um pouco da história do programa, que é retransmitido por, aproximadamente, 300 rádios no Brasil.
“O nosso programa tem 55 anos e foi criado para colaborar com a missão do santo padre nas regiões do Brasil. E quando temos ligação com a televisão, apresentar o santo padre, apresentar missas ou eventos do Vaticano. Da fazemos para Portugal e outros países africanos de línguas portugueses“ disse ele.
Ele explicou que “a nossa missão, de um modo muito simples, temos um grupo de sete jornalistas trabalhando na rádio, mas para colaborar com o santo padre, na sua missão de levar o evangelho de Jesus Cristo a todos os povos, e o nosso em especial de língua portuguesa de modo especial aos brasileiros. A rádio têm três em focos. O primeiro, como já foi dito, o santo padre, depois a igreja no mundo e depois temos as noticias da igreja no Brasil”.
Ele fala que, evidentemente, o trabalho aumentou muito depois da renúncia do papa Bento XVI e, também, na última semana na eleição do novo papa, Francisco. “Ficamos como agentes de noticias: produzir notícia é nossa missão. Muitos jornalistas vêm até nós e somos, nesse momento, reconhecidos e como todos os tempo como aqueles que fazem notícia relacionada ao papa para o Brasil e, consequentemente, os países de língua portuguesa”, comenta ele.
Segundo Santos, no Brasil são mais de 300 rádios que retransmitem o sinal. Para se ter uma transmissão boa, o ideal é que seja feito pedido de sinal à Rádio Vaticano. “Daí mandamos uma senha. Outro modo de seguir a rádio é através do nosso site. Hoje não temos mais ondas curtas, as pessoas podem nos seguir pelo rádio, pelas rádios que nos retransmitem ou, então, entrar no nosso site, onde tem toda a nossa programação. Ela vai poder ouvir, ao vivo, e, também, o nosso facebook”.
Atualmente, são 40 programas na Rádio Vaticano. “No departamento de português, temos para Portugal, África e para o Brasil. Assim como o francês e o inglês. Se a gente for olhar o grupo indiano, são cinco línguas dentro do programa indiano aqui. Contudo, costumam falar que somos uma pequena ONU. Quando uma pessoa entra no prédio, você fala italiano nos corredores, mas, na sala, você fala a língua do seu país. É uma visão que você tem do mundo em que a igreja está presente”, finaliza.
O Conexão Vaticano tem o patrocínio de Brusque Convention & Visitor Bureau, Fine Collection, Cadore Malhas, Iberall Viagens e Turismo, Rio Vivo Ambiental e Master Shopping Atacadista.